DICAS PARA SER MAIS PRODUTIVA

shutterstock_115632313

DICAS PARA SER MAIS PRODUTIVA

Nossos dias parecem estar cada vez mais atribulados porque aceitamos a responsabilidade de um número de atividades muitas vezes além do nosso limite de realização. Quando não conseguimos dar conta de todas elas, nos sentimos culpadas, frustradas, cansadas, estressadas e consequentemente comprometemos a qualidade de vida. Para prevenir que esse sentimento de frustração se desenvolva, trouxe algumas dicas para sermos mais produtivas no dia a dia.

Utilize ferramentas que otimizem o seu trabalho 

Existem ferramentas incríveis que facilitam nosso trabalho. Utilize agendas, planners, aplicativos de celular, aplicativos de organização, calendários, despertadores de tarefas, One Note. Essas ferramentas além de auxiliarem em serviços específicos, nos auxiliam a lembrar do que temos que fazer e quando. Quantas vezes você não anotou uma tarefa ou informação importante pensando que não esqueceria mas esqueceu? Todos os dias estamos expostas a uma infinidade de informações e o cérebro prioriza o armazenamento de informações então é importante nos cercarmos de artifícios que nos ajudarão a guardar informações importantes como datas, senhas e tarefas.

Estabeleça as suas prioridades

Faça três listas: na primeira, anote  tudo o que não pode ser deixado para outro dia, que deve ser resolvido em pouco tempo e defina como uma prioridade; a segunda anote tudo o que é importante e tem prazo mas que pode ser resolvido em um outro dia caso não dê tempo no dia planejado; e uma terceira com as atividades que você gostaria de realizar mas que não demanda pressa alguma. Essas listas te trarão mais organização e tranquilidade porque não sentirá mais culpa, já que terá bem estabelecido o que é e não é prioridade.

Planeje as suas atividades diárias

Todo dia no final do dia é importante planejar o dia seguinte. Ao iniciar o seu dia, leia novamente para ter em mente tudo o que precisa fazer e definir por onde começar. Isso te ajudará a não esquecer eventos importantes. Caso não consiga realizar tudo, anote cada item no próximo dia junto as demais atividades. A cada atividade que finalizar, risque ao lado para saber que finalizou, essa técnica traz a sensação de dever cumprido, de que o seu dia está sendo produtivo!

Evite tudo o que te distrai 

A cada dia que passa estamos em um novo grupo no WhastApp, certo? Embora seja muito divertido essa interação, as redes sociais no geral ocupam uma parcela grande do nosso tempo. Quando estiver concentrada em um trabalho, evite o que te distrai como o celular, música, conversas paralelas. Seja disciplinada e se não conseguir, deixe longe de você e no seu período de intervalo se atualize das notificações.

Durma e se alimente bem

Quando temos poucas horas de sono ou não nos alimentamos bem, ficamos mais cansadas, indispostas e com preguiça. Não rendemos aquilo que gostaríamos, a produtividade é afetada negativamente e vem a frustração.

Respeite o mínimo de horas que o seu corpo necessita ter de sono. De acordo com os especialistas, essa quantidade é de 6 a 8 horas por noite. Se você não tem dormido bem, clique aqui para ler e assistir 5 dicas para dormir melhor.

Se alimente sempre de três em três horas com alimentos saudáveis e leves. Caso não sinta fome, se alimente da mesma forma, beba suco, chá ou água de coco.

Relaxe durante o dia

Estabeleça durante as suas atividades períodos de descanso, mesmo que por poucos minutos. Aproveite para relaxar, respirar, caminhar, tomar sol, tomar um café, checar as redes sociais, enfim coisas que te tragam prazer.

Delegue

Se perceber que não vai dar conta de tudo o que precisa fazer, delegue ou peça ajuda. Não se sinta mal por isso, reconheça que não vai conseguir fazer sozinha e realmente precisa de ajuda. O problema será se comprometer a entregar uma atividade e falhar por não ter pedido ajuda enquanto era tempo.

Não se frustre

Casa, faculdade, trabalho, filhos, casamento, vida pessoal… algumas de nós tem tudo, outras alguns mas a verdade é que nós mulheres somos multi tarefas, temos muitas atividades para desenvolver ao mesmo tempo e em um período muitas vezes curto. Por isso, se não der conta de tudo, não se frustre! Se reconheça como a mulher forte que é e que entende que tem as suas limitações e aceita pedir ajuda ou deixar para amanhã.

Beijos, beijos e muita luz!

Roberta

Author Info

Roberta Zanatta

Comentários

Postar um comentário