AQUELA INSEGURANÇA DE FALAR EM PÚBLICO

AQUELA INSEGURANÇA DE FALAR EM PÚBLICO

O medo e a vergonha de falar em público são sentimentos comuns. Poucas são as pessoas que conseguem sentir segurança e são desinibidas o suficiente para falar em frente a mais pessoas.

Na maior parte das vezes em que existe algo que nos barra, nos bloqueia, nos limita de fazer algo, existe um ganho secundário escondido. Já falamos sobre ele aqui. No caso de pessoas com receio de falar em público, elas buscam segurança, se preocupam com a sua imagem e receiam pelos possíveis julgamentos e críticas por estarem expostas as demais, e isso se resume a necessidade de controle.

O sentimento de insegurança evolui para o medo e corpo somatiza como palpitações no coração, tremor do corpo, sudorese, desconforto no estômago, além do “branco”, ou seja, esquecem partes dos assuntos que se propuseram apresentar.

A boa notícia é que todos podem controlar essa insegurança de falar em público.

Tenha domínio do assunto

Se você não se sente seguro com o assunto que irá apresentar, estudo e se prepare duas vezes mais. Não apresente nada que não tenha entendido. Peça ajuda, esclareça suas dúvidas e tenha domínio do que irá falar. Certamente, quanto mais conhecimento tiver, mais confiança terá em si e se sentirá muito mais seguro.

Esqueça o público presente

Não foque em todos os presentes olhando para você. Imagine que está apresentando o assunto para você mesmo, diante do espelho, ou para amigos próximos. Existe uma técnica de mirar em três pontos no fundo da sala e falar focando neles. Isso desvia a sua atenção do olhar de cada um dos presentes.

Faça cursos de oratória

Existem opções de cursos de oratória pagos e de graça pela internet, além de livros em pdf. Quando aprender como falar de forma correta, utilizando palavras adequadas e aprender a se portar de forma eficaz, com técnicas que realmente funcionam, se sentirá mais seguro e profissional.

Se apresente com profissionalismo

Tudo o que fizer, na sua vidam faça bem feito. E no caso de uma apresentação, faça com profissionalismo para te dar mais segurança. Zele pela sua imagem, tenha uma postura ereta, olhe firme e de frente, vista-se de acordo, sem exageros, não use gírias, modere as palavras. Fazendo dessa forma, você certamente será admirado por isso e a avaliação que o público fará de você será positiva.

Foque no agora

Não sofra por antecipação. Se prepare da melhor forma mas foque no agora. Não imagine a apresentação com base na sua vergonha, medo e insegurança porque o cenário que fará em sua mente poderá ser negativo e quanto mais pensar dessa forma, mas acreditará que será assim. Não gaste a sua energia imaginando e prevendo algo que ainda não aconteceu.

Respire fundo

Uma das formas mais eficientes de controlar a ansiedade pré apresentação é, minutos antes, praticar a respiração inspirando profundamente, sentindo e mentalizando energias boas entrando e invadindo o seu corpo e expirando também profundamente, mentalizando toda o medo e ansiedade indo embora com o ar. Inspire e expire profundamente quantas vezes achar necessário, em tempos de 4 a 7 segundos, e verá como se sentirá mais tranquilo.

Relaxe

Entenda que todos erramos, nem todos nascemos com o dom de se expressar bem em público, e isso não significa que você não possa fazê-lo muito bem feito utilizando todas as suas forças, aptidões e recursos internos. Relaxe e se desapegue da necessidade de controle. Entenda que todos nós estamos em processo constante de aprendizado e se você errar, tudo bem, não é tão grave assim. Se enxergue como um ser humano com suas forças e suas limitações. Não se compare a ninguém, apenas acesse o que você tem de melhor e que acredita que possa ser usado para esse desafio.

O desafio não é ter medo, mas sim como vai lidar com ele. Você tem a opção de deixá-lo te dominar ou combatê-lo, sentir o prazer da vitória e com isso se sentir cada vez mais seguro.

Beijos, beijos e muita luz!

 

Roberta =)

Author Info

Roberta Zanatta

Comentários

Postar um comentário