OS GANHOS SECUNDÁRIOS QUE TE SABOTAM

sabotageminterior

OS GANHOS SECUNDÁRIOS QUE TE SABOTAM

Sabe aquele comportamento aparentemente negativo com o qual você luta contra, mas não consegue se livrar? Ou quando você se esforça para atingir um objetivo, mas parece que algo sempre te boicota? 

Ganho secundário ou intenção positiva são benefícios que o inconsciente nos traz em comportamentos negativos e devido a esses ganhos muitas vezes não conseguimos nos livrar do comportamento. A resposta do comportamento parece ser positiva porque realmente traz algo que para nós é importante, mas o processo para esse resultado é negativo.

Para clarificar um pouco mais o assunto, vou dar alguns exemplos: mulheres que permanecem em relacionamentos abusivos e depreciativos, que sofrem absurdamente, mas simplesmente não conseguem ir embora. O ganho secundário nesse caso pode ser o medo de ficarem sozinhas, medo de não serem amadas novamente, vergonha da família ou da sociedade caso termine o casamento, entre outras possibilidades.

Outro exemplo são casos de pessoas afastadas pelo INSS por alguma doença e, mesmo com tratamento, elas não melhoram. Nesse caso, os ganhos secundários podem ser o medo de voltarem ao trabalho, insegurança de não conseguirem mais exercer seu trabalho pelo tempo em que estiveram afastadas ou até pela insatisfação na função antes ainda da doença.

Todo comportamento, positivo ou negativo, gera um ganho secundário. Por isso, a partir de hoje, quando sentir aquela limitação que te impede de ir além no seu objetivo ou sentir que está novamente agindo dentro daquele comportamento que sabe que é negativo e nocivo para você, pare e faça as seguintes perguntas para si: o que esta situação está querendo me mostrar? O que este comportamento está fazendo por mim? O que esta minha limitação está querendo me mostrar? O que eu sinto quando faço isso ou quando deixo de fazer e sei que é importante? Fazendo isso, meu inconsciente está tentando me proteger de que?

Através desses exercícios, você irá desenvolver o autoconhecimento, entender quais são as suas fraquezas que o seu inconsciente está tentando te proteger e finalmente irá se libertar de muitos padrões negativos. Mas o principal será descobrir o que você realmente busca quando age de forma negativa e poderá substituir por um comportamento positivo, que te gere o mesmo sentimento, já que ele é importante para você. 

Beijos e muita luz!

Roberta =)

Author Info

Roberta Zanatta

Comentários

Postar um comentário